Resenha: Destino ou Acaso
Sinopse: Destino ou Acaso vai falar da história da Maria Lúcia, mais conhecida como Malu. Ela é jogadora de vôlei e seu melhor amigo, Fred, é cantor de Sertanejo Universitário. Malu é um pouco rebelde, destemida e rancorosa. Já o Fred tem todas as virtudes que um ser humano quase perfeito teria. Por causa dos ataques das fãs, ele sempre pede que ela finja ser sua namorada em alguns shows. Só que em um deles, acontece algo que marca a vida dela para sempre, e a partir daí, a Malu vai passar por uma série de coincidências, algumas boas, outras ruins, situações engraçadas, outras complicadas, novos amigos que a farão dar valor às coisas simples... Coisas que só o destino mesmo, ou o mero acaso pode explicar. E é claro, ela vai se apaixonar, o que considerava impossível de acontecer.
Terminei de ler Destino ou Acaso ontem e ao terminar percebi que tinha acabado e aprender uma grande lição, uma lição sobre o amor, amizade e o perdão. Principalmente, o perdão!
"Pedras no caminho encontrei
Com a ajuda de alguns eu contei
Tive medo, mas enfrentei.
Tive mágoas, mas superei.
Tive razões, mas não gritei.
Para depois de muito tempo,
Consolar o meu lamento
Com as coisas em que acreditei
E nas quais eu sempre acreditarei."
Gosto de histórias que transparecem a realidade, nunca fui fã de protagonistas 100% certinhas, que são extremamente "perfeitas". Esse foi o grande diferencial do livro, o tom de realidade. A Hévila conseguiu construir personagens que tem defeitos, que erram, que acertam, que se arrependem e que perdoam.
Em grande parte da história eu conseguia me enxergar no lugar de Malu, afinal, quem nunca inventou uma mentirinha sequer aos seus pais? Quem nunca usou um amigo para fingir de namorado? Acho que não sou a única, né?
Malu e Fred são grandes amigos, cúmplices, mas um acontecimento cruel do destino marca a vida de Malu para sempre.
A partir daí, Malu passa a se descobrir melhor como pessoa, é muito bonito perceber o crescimento do seu caráter no decorrer da história. Passa por momentos difíceis, mas no fim descobre o lado bom de viver, de gostar das coisas simples, valorizar a família, seus amigos, respeitar as pessoas e por fim, perdoar, perdoar de verdade.
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Colossenses 3:13.
A história traz vários personagens, cada um com sua particularidade. Escolhi os que considero "principais" para falar um pouco de cada um:
Natália Negreiros: A menina "má" da história, a rival, aquele calo no dedo do pé da Malu.
Quem não tem/teve uma Natália em sua vida? Já passaram várias na minha. Haha :P
Henrique: Irmão da Malu que desempenha muito bem seu papel de irmão, são amigos, conselheiros e é incrível ver o amor e companheirismo dos dois.
Rafael: O garoto mimado? Irresponsável? Rancoroso? O Rafa, assim como a Malu, cresce e amadurece muito. Me peguei torcendo por ele do começo ao fim. Ele é a prova de como o sofrimento pode mudar a vida de alguém e transformá-lo para melhor ou pior.
Nicole: A grande história de vida. A personagem mais forte, mais encantadora, aquela que você quer pegar no colo e levar pra sua casa.
Malu: Nossa protagonista, forte, decidida. Irresponsável? Rancorosa? Menina que virou mulher. A prova de como o amor transforma as pessoas.
Fred: Inteligente, virtuoso, conselheiro, amigo e com o coração mais bondoso do mundo.
Recomendo esse livro para todas as idades. Ele trabalha muito o nosso caráter, traz temas atuais e nos faz refletir sobre nossas atitudes. Permita-se entrar nesse mundo tão meigo e real que o Destino ou Acaso te transporta.
Em particular, eu desejo a Hévila sucesso e agradeço a oportunidade que me foi dada. E que venham mais e mais histórias tão lindas e verdadeiras como essa.
Como profissional da educação, fico feliz em saber que o meu país dispõe de autores tão bons, isso é a prova que apesar dos pesares, podemos acreditar num futuro melhor.
Visite o blog da autora aqui. Compre o seu exemplar, te garanto que você não será mais a mesma pessoa ao fim da leitura.
Abraços.
Postado por Unknown
Pedagoga, casada, flamenguista, fã da Barbie, mãe do Bombril, viciada em filmes, livros e séries.




14 comentários
Achei bem interessante sua resenha. O livro parece ser bom mesmo.
ResponderExcluirjá notei aqui, quando o dinheiro aparecer comprarei rsrsrs gosto de ler nacionais
Que legal Fernanda!! Fico feliz..
ExcluirAbraços,
Amei a resenha, flavinha. Parabéns!! Assim q o meu livro chegar vou ler pra ver o q acho. Bju, linda!
ResponderExcluirTenho certeza que vai amar Lua.
ExcluirBjs
Que lindo! Tô louca para ler esse livro :)
ResponderExcluirAdoro essas histórias onde a personagem cresce e amadurece. As escritoras nacionais estão arrasando :)
Beijos,
www.naestradadafantasia.com
É, fico muito feliz quando vejo um livro tão bom e que foi feito por alguém daqui..
ExcluirMuito bom!
Ai meu Deus, cada vez mais minha lista de desejados aumenta. E todos os livros eu falo que vou comprar na bienal haha
ResponderExcluirBeijo, Colhendosonhos
kkkkkkkkkk
Excluircoloca esse na lista logo.
bjs
Olá!
ResponderExcluirConhecia o livro por alto, mas não sabia ao certo sobre o que se tratava.
Gostei da premissa, sua resenha me deixou curiosa!
Dica anotada!
Beijos!
Que bom Jess!!! Fico feliz. :)
ExcluirOiee ^^
ResponderExcluirA Natália me irritou bastante...kkk' mas sabe que eu não conseguia odiá-la? Sabia que ela tinha motivos para encher o saco de Malu, então queria conhecê-los antes de odiar a personagem. Já o Eduardo não...haha' ele podia ter o motivo que fosse, e eu ainda o odiaria *-*
Esse livro é tão incrível! Fiquei encantada com a história, e mais ainda com os personagens Nicole, Fred, Rafael e Malu ♥
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Muito amooor!
ExcluirQue resenha incrível, apesar de não conhecer o livro, nem a autora estou louca de vontade, agora.
ResponderExcluirParece que irei me apaixonar perdidamente por mais um livro nacional. Que ótima sensação.
Beijos.
Super indico Fabi.. Muito bom mesmo!!
ExcluirVolte sempre!
Abraços