22 fevereiro, 2016

Resenha: E não sobrou nenhum

Título: E não sobrou nenhum
Autor: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Sinopse: Uma ilha misteriosa, um poema infantil, dez soldadinhos de porcelana e muito suspense são os ingredientes com que Agatha Christie constrói seu romance mais importante. Na ilha do Soldado, antiga propriedade de um milionário norte-americano, dez pessoas sem nenhuma ligação aparente são confrontadas por uma voz misteriosa com fatos marcantes de seus passados. Convidados pelo misterioso Mr. Owen, nenhum dos presentes tem muita certeza de por que estão ali, a despeito de conjecturas pouco convincentes que os leva a crer que passariam um agradável período de descanso em mordomia. Entretanto, já na primeira noite, o mistério e o suspense se abatem sobre eles e, num instante, todos são suspeitos, todos são vítimas e todos são culpados. É neste clima de tensão e desconforto que as mortes inexplicáveis começam e, sem comunicação com o continente devido a uma forte tempestade, a estadia transforma-se em um pesadelo. Todos se perguntam: quem é o misterioso anfitrião, Mr. Owen? Existe mais alguém na ilha? O assassino pode ser um dos convidados? Que mente ardilosa teria preparado um crime tão complexo? E, sobretudo, por quê?
São essas e outras perguntas que o leitor será desafiado a resolver neste fabuloso romance de Agatha Christie, que envolve os espíritos mais perspicazes num complexo emaranhado de situações, lembranças e acusações na busca deste sagaz assassino. Medo, confinamento e angústia: que o leitor descubra por si mesmo porque. E não sobrou nenhum foi eleito o melhor romance policial de todos os tempos.



Dez soldadinhos saem para jantar, a fome os move;
Em deles se engasgou, e então sobraram nove.
Nove soldadinhos acordado até tarde, mas nenhum está afoito;
Um deles dormiu demais, e então sobraram oito.
Oito soldadinhos vão a Devon passear e comprar chiclete;
Um não quis mais voltar, e então sobraram sete.
Sete soldadinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles cortou-se ao meio, e então sobraram seis.
Seis soldadinhos com a colmeia, brincando com afinco;
A abelha pica um, e então sobraram cinco.
Cinco soldadinhos vão ao tribunal, ver julgar o fato;
Um ficou em apuros, e então sobraram quatro.
Quatro soldadinhos vão ao mar; um não teve vez,
Foi engolido pelo arenque defumado, e então sobraram três.
Três soldadinhos passeando no zoo, vendo leões e bois,
O urso abraçou um, e então sobraram dois.
Dois soldadinhos brincando ao sol sem medo algum;
Um deles se queimou, e então sobrou só um.
Um soldadinho fica sozinho fica sozinho, só resta um;
Ele se enforcou,
E não sobrou nenhum.”

E tudo gira em torno desse poema.
Dez pessoas (que não se conheciam) são reunidas na Ilha do Soldado e eis que o mistério começa:

- Como elas foram parar lá?
Através de convites, ofertas de empregos, tudo de forma secreta e superficial.

- O que elas tinham em comum?
Todas tinham cometidos crimes.



Presos na ilha, tudo começa a acontecer. Mortes sem explicação e ligadas diretamente ao poema; com o clima de suspense, medo e dúvidas no ar, cada visitante começa a tentar se proteger e desconfiar um do outro: Até não sobrar nenhum.

O clima de suspense é predominante no livro, o que chegou a me causar arrepios. A cada morte sua curiosidade vai aumentando e tudo que você quer é saber quem é o verdadeiro assassino.


Curiosidade: O título do original livro é O caso dos dez negrinhos, mas foi modificado para tornar-se "politicamente correto" e, consequentemente, mudaram também o nome da Ilha do Negro para Ilha do Soldado.

É mais um livro que mostra o porque da Agatha Christie ser considerada a "Rainha do crime". Um livro que não pode faltar na estante dos amantes de um bom livro policial.

Abraços.

Postado por Unknown

Pedagoga, casada, flamenguista, fã da Barbie, mãe do Bombril, viciada em filmes, livros e séries.



56 comentários

  1. Eu amo suspense, amo terror e nunca li Agatha Christie acredita? Acho que esse será o meu primeiro :D

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Esse livro é muito bom, e realmente fui surpreendida no final, ele é o preferido do meu marido (eu tenho outros dois na frente), mas não adianta para mim sempre se chamara O Caso dos dez Negrinhos, me acostumei com o nome, vai demorar para me acostumar com outro nome, até o poema eles mudaram para soldadinhos.
    Mas fazer o que.
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah sério? Não acredito que mudaram o nome do livro, isso é meio ridículo enfim. O caso dos dez negrinhos.. nunca li esse livro da Agatha, uma amiga já me faliu que um dos melhores livros dela.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Eu fiquei bem chateada por saber que trocaram o nome do livro, eu tenho com este mesmo nome e ainda não li, mas está guardadinho <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Esse poema é bem tenso Kkkkk Eu tentando ler como aquele dos indiozinhos, eu ficava era horrorizada com os resultados de cada morte Kkkkkk
    Preciso começar a ler os três livros que tenho dela aqui :( Quero muito conhecer a escrita dela!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Flávia, amo Agatha Christie, e Poirot e Miss Marple, aí aí... é muito amor, rsrs. Já li muitos livros dela, e este é o próximo da lista, parabéns pela resenha. Dois dos melhores livros que já li dela, além do Assassinato no Expresso do Oriente, são: O Assassinato de Roger Ackroyd e Elefantes não Esquecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu tenho Assassinato no Expresso do Oriente, mas ainda não li.
      Abraços Adelantha, bom te ver por aqui.

      Excluir
  7. Ahh!!! Agatha Christie ♥
    Minha diva da adolescência, li tantos livros dela quando era adolescente... adorava! Faz muito tempo que não leio nada dela. Este ainda não li, mas o tenho em minha estante como O Caso dos 10 Negrinhos, também não sei porque mudaram o nome, mas enfim! Espero poder lê-lo e ter a mesma impressão que teve.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Saudações literárias! Como não amar Agatha Christie, esse ano uma das minhas metas literárias é ler todos os livros da Agatha, com sua resenha esse será o próximo livro. Essa edição da Globo Livros é perfeita.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fla.
    Eu tentei ler Agatha Christie no ano passado e foi uma decepção, me falaram que foi o livro que escolhi "Um corpo na biblioteca" que não foi das melhores a escolha, aí me indicaram esse e assim que eu tiver um tempo vou na biblioteca pegar.
    Essa sua resenha é a segunda que leio e só fez me ter certeza de que Agatha não é má escritora e que talvez aquela edição/tradução da Nova Fronteira também não é das melhores, ou seja, não vou desistir de tentar ler, afinal, eu adoro estórias de suspense e investigação, amo Sherlock Holmes ^^

    Beijos, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desiste não. Esse que você falou de sua primeira experiência eu ainda não li.
      abraços meus e beijos do Bombril.. rsrs

      Excluir
  10. Oii... Ainda não li nada da Agatha Christie, mas confesso que sempre desejei :/ pelo fato de só ouvir comentários positivos sobre o trabalho dela. Gosto bastante de suspense, mas não sou muito fã de terror rsrsrs
    Amei tua resenha, deu para perceber a intensidade do livro, e me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Não li nada da autora ainda e pra ser sincera, não me interesso muito nas obras dela... Questão de gênero mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Adoro a Agatha, mas esse eu ainda não tive a oportunidade de ler. Realmente o jeito como ela escreve é maravilhoso! Parabéns pelas fotos, elas são lindas!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá! Gostei muito dessa premissa, fiquei animada e curiosa para ler este livro. AMo mistérios e Agatha é diva nesse quesito...Muito interessante esse poema, atiça a imaginação!! Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu ia começar meu comentário falando que achava a premissa bastante parecida com O caso dos 10 negrinhos, mas tem uma explicação sua aí!
    Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro, quero muito saber quem é o assassino e desvendar esse mistério. Acho que esse é o tipo de livro que devoramos, pois precisamos aber o final!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. A Agatha tem um escrita impar! Fico encantado como ele constrói seus livros, nos abraça forte na alma e nos devora. Adorei a resenha, essa ideia do poema como base da história é o máximo, e bem que eu costumo tentar copiar traços dela nos meus textos. Viu o box dos livros dela? ficou perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Nem me fala nesse box, eu pirei.. haha
      abraços.

      Excluir
  16. Olá!
    Eu nunca li nada da Aghata. Sempre tive curiosidade em conhecer a sua escrita. Pela sua resenha a história é bem legal. Vou anotar a sua dica para ler em breve.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só aviso que depois que lê o primeiro vai querer ler todos, viu?
      abraços

      Excluir
  17. Olá!
    Até hoje eu não sei o motivo de eu não ter lido Agatha Christie ainda... E tenho certeza de que vou gostar e muito dos livros dela.
    Ótima resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler. E essa curiosidade? Com certeza teve uma polêmica por trás disso...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só aviso que depois que lê o primeiro vai querer ler todos, viu?
      abraços

      Excluir
  18. AC é a rainha do suspense policial! Todos os livros dela são intrigantes e fazem você roer as unhas até saber do final!
    Acho uma coisa desnecessária ficar mudando títulos e conteúdo por causa do politicamente correto. Cara... cada época tem seus marcos e problemas... deixe estar!... Enfim, ótimo texto!!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  19. Oie, ainda não li nada dessa autora, e confesso que não me falta curiosidade. Espero um dia ter a chance e esse me parece um ótimo começo. Estou meio cansada do politicamente correto, rsrsrs

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  20. Hello!

    Até hoje nao li nada da Agatha Christie, foi por falta de oportunidade mesmo, pq eu acho q vou gostar mesmo.
    Adoro historias com esse clima de suspense, que nos deixa viciados na leitura.
    Achei a capa linda demais, com certeza vou ler.

    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só aviso que depois que lê o primeiro vai querer ler todos, viu?
      abraços

      Excluir
  21. Agatha é fera,disso todo mundo sabe. Adorei sua resenha e pretendo ler logo algum livro dela.Pois já tentei há muito tempo atrás,mas não rolou.Enfim.adorei.
    Abraços;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi! Estou querendo fazer uma maratona de leitura para ler os livros da Agatha... Li alguns quando estava no colégio e amei, quero ler todos! Esse ainda não li. Fiquei bem curiosa. Adorei sua resenha, e as fotos! Parabéns. Beijos.

    Ei Carol, Leia!

    ResponderExcluir
  23. OI

    Adoro a Aghata e como tal sou suspeita para falar, amo a forma como as cenas se entrelaçam, como os assassinatos acontecem e como são desvendados. Sempre com um pouco de suspense, mistério e claro, crimes.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  24. uau!!!!

    confesso que fiquei hipnotizada lendo o poema, querendo saber onde ia dar...hehe

    adorei...esse negócio de um monte de criminosos que vão a um mesmo lugar e vão morrendo, que vimos em filmes contemporâneos não têm nada de original né??? essa ideia é bem antiga!!! hehe

    amei a resenha!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu sou louca para ler algo dessa escritora maravilhosa. Minha prima é apaixonada e sempre me recomenda.
    Eu, que amo o gênero policial, é como um crime não ter lido nada dela hahaha. Mas pretendo fazer isso esse ano.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Já li esse livro e achei incrível! A cada morte dá ainda mais tensão né? Agatha Christie escreve de uma forma incrível e eu amei o desfecho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Melhor livro que já li. Agatha Christie é a melhor

    ResponderExcluir
  28. Olá, Agatha é uma das minhas autoras preferida...assim como o gênero o qual ela escreveu durante toda sua carreira. Esse livro em especial também é um dos que mais gosto...um dos melhores que a autora já escreveu, super recomendo.Parabéns pela resenha!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  29. Oiiie
    estou vendo bastante resenhas sobre essa autora e cada vez fico mais curiosa, não é bem um gênero que leio sempre mas quero ler mais e com certeza quero ler algo dela, bela dica e resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Volte sempre!
Abraços