07 abril, 2016

Resenha: Quase uma rockstar


Quase uma Rockstar
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca

Sinopse: Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber Appleton, a mãe e o cachorro moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no segundo ano do ensino médio, Amber se autoproclama princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável, mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, ela não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento Amber vai recuperar a fé na vida? Com personagens cativantes e uma protagonista apaixonante, Matthew Quick constrói de forma encantadora um universo de risadas, lealdade e esperança conquistada a duras penas.




A vida de Amber não é fácil, com apenas 17 anos ela já viveu e sofreu tanto que é impossível não sentir vontade de lhe ajudar. Dona de uma fé grandiosa e cheia de vida, ela retribui os tapas que leva da vida com muito amor e ajuda ao próximo.


“Devemos considerar perdido todo dia em que não dançamos pelo menos uma vez. E devemos chamar de mentira toda verdade que não for acompanhada por pelo menos um sorriso. ”

Acontece que Amber não estava preparada para tanto sofrimento, o último "golpe" que levou da vida lhe deixou devastada. E foi aí que comecei a odiá-la, ela deixou de ser a Amber e desistiu de lutar, começou a fazer coisas que achei inadmissíveis, tive muita raiva.

Mesmo sabendo do seu sofrimento, não consegui aceitar suas atitudes. Vamos comparar assim:
- Se você perdeu o emprego, pode tratar mal seu colega de trabalho?
- Se você sofreu um acidente, isso lhe dá ao direito de tratar mal seus amigos?
Ah gente, eu acho que não! Respeitar o próximo está acima de tudo.
PS: Quando você ler, irá entender as comparações.

Outro ponto que não me convenceu, foi a ingenuidade da garota, ela já viveu tanto, sofreu tanto e, às vezes, pareceu não ter aprendido nada com isso.



Felizmente, a Amber consegue superar e nessa superação, ela conseguiu me fazer voltar a sentir toda admiração que senti no começo da leitura.

- A vida continua - diz ele. - Não importa se escolhemos aproveitá-la ou não. Então é melhor você achar um jeito de aproveitar as partes que pode. Não dá para simplesmente desistir de viver, Amber.

Os personagens secundários são super cativantes, adorei a Donna, seu filho Rick e os amigos da Amber. 

Se você quer um livro que lhe passe uma lição de vida, essa é a dica. Pode até parecer que estou entrando em contradição, mas eu gostei do livro, alguns momentos quase me fizeram chorar e Amber me ensinou muitas coisas.
Só lendo para entender!

Abraços!


Postado por Unknown

Pedagoga, casada, flamenguista, fã da Barbie, mãe do Bombril, viciada em filmes, livros e séries.



31 comentários

  1. Aí que resenha fofa gente. Mas na verdade toda vez que venho aqui e uma resenha fofa. Parabéns. Seu trabalho e. Ótimo. Eu já li esse livro a algum tempo. E concordo com os pontos que abordou.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flávia.
    Comprei esse livro pq adorei a capa e a sinopse, mas ainda não o li.
    Entendo o que você sentiu, mas até gosto de livros assim, que nos fazem sentir tantas emoções, uma hora odiando e com raiva, pra depois tudo isso passar. Melhor ainda quando tiramos lições dele.
    Pronto, sua resenha fez meu livro subir um pouquinho na pilha de leitura hahaha. Ah essas resenhas que me fazem mexer na ordem dos livros. XD
    Bjão
    www.viciadosemeleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  3. Saudações literárias! Amo os livros do Matthew Quick e quando saiu esse em pré venda já corri para adquirir. Ele está na fila para ser lido hehehe. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Nunca li nada do Matthew Quick mas quero ler já que gostei do filme de O lado bom da vida. Ótima resenha, tem livros que são contraditórios mesmo. beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Não é meu gênero... e até tentei intender o seu ponto de vista, ter gostado do livro além de tudo, mas essa inconsistência na personagem, com certeza não me agradaria...

    Bju
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho sérios problemas com personagens "pamonhas" e foi o que pareceu pela sua resenha. Uma personagem que tinha tudo para ser ótima e dar lições de superação virou uma vitimista que agride quem não tem culpa porque acha que tem direito por ter sofrido.
    Mesmo com personagens secundários ótimos, eu pularia.

    ResponderExcluir
  7. Oi, não conhecia o livro e confesso que ele não despertou a minha curiosidade, é um livro que provavelmente não leria. Mas, parabéns pela resenha

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii Flávia,
    Tudo bom?
    Primeiramente que fotos lindas *-* Eu já tinha visto este livro várias vezes, mas não conhecia a história... Entendo essa dualidade de gostar e não gostar rs é complicado mesmo!

    Adorei o seu blog! *-* Estou seguindo-o... E convido você a conhecer o meu cantinho, e se gostar e puder seguir agradeço imensamente...

    Beijinhos

    Lylu - Menina Lylu

    ResponderExcluir
  9. Oie
    aaah essa capa é tão linda e estou louca para ler o livro faz um bom tempo e espero poder em breve, muito legal sua resenha e dica e o enredo está tão lindinha <3

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá... tudo bem??
    Tem livros mesmo que deixam a gente ter vários tipos de sentimentos... isso aconteceu com você nesse livro... eu tenho uma imensa vontade de ler o livro, porque adoro a capa - sou dessas - e sua resenha me deixou mais cativada... os altos e baixos de Amber, deve ter acontecido, para mostrar a superação e seu crescimento... as vezes mesmo depois de muito sofrimento... as pessoas tendem a retroceder para se proteger... Xero!

    ResponderExcluir
  11. Eu não daria nada pelo livro, mas ainda bem que li sua resenha.
    Adorei a premissa, achei muito minha cara, e vc tem razão, acho que nada explica maltratar o proximo, e fiquei curiosa para entender essas comparações hehhehe;
    Uma pena que a personagem tenha se tornado tão fraca assim, mas ainda quero ler o livro o quanto antes.
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
  12. Flávia, eu vi que esse livro vai virar filme. Sabia?
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soube sim, show né?
      Adoro ver filmes que já o livro para fazer comparações.
      rsrs
      bjs

      Excluir
  13. Olá!
    Tenho muita curiosidade de ler algo do autor, mas infelizmente ainda não tive oportunidade. Fiquei curiosa pra conhecer a Amber e o que aconteceu com ela também, obviamente.
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  14. Oi :)
    Nunca li nada do autor, mas adorei o filme O Lado Bom da Vida.
    Ótima resenha!!!
    Abraçãoooo

    ResponderExcluir
  15. Oii!! Ameeei sua resenha. Curta e objetiva.
    Gosto bastante de ler livros que tem essa pegada, que tem algo de valor para agregar a nós.
    Olha, eu já vi esse livro muitas vezes, mas não imaginava que a história fosse tão legal.

    Parabéns pelo trabalho! ^^
    Sucesso, beijos!

    ResponderExcluir
  16. esse livro nunca me chamou atenção, mas adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  17. SPOILERS...




    ...
    ..
    .
    ..
    ...
    Desculpa, mas tenho que discordar de você em um ponto! Eu acredito, sim, que uma pessoa com dificuldades não está certa em agir de mal humor com outros, que nada tem com isso.
    Contudo, nossa protagonista sofreu algo além de tudo, que a deixou desiludida, descompreendida, sem chão, que só alguém que perdeu um ente querido consegue entender. A mudança é completa. Tanto que ela trata as pessoas mal e sabe que isso é errado, mas não consegue se conter...

    ResponderExcluir

Volte sempre!
Abraços