26 abril, 2016

Resenha: Que ninguém nos ouça


Que ninguém nos ouça
Autor:  Leila Ferreira e Cris Guerra
Editora: Planeta

Sinopse: Duas mulheres incomuns e com experiências singulares: só pelo voyeurismo consentido, já valeria dar uma espiada nessa troca de e-mails entre as duas. Porém, basta abrir a primeira página para perdermos a ilusão de que teremos algum controle sobre a leitura. É a Leila e a Cris que seguram o leitor nas mãos: fisgado e rendido, ele ficará preso até a última linha, quando então retornará à vida acreditando novamente na espécie humana.

Ah Cris ... Ah Leila! Quanta leveza, simplicidade e amor em suas palavras!

Que ninguém nos ouça traz uma troca de emails entre Cris e Leila, duas escritoras com o dom da delicadeza nas palavras.

Cris e Leila falam sobre tudo, amor, filhos (ter ou não ter?), saudades, trabalho, a ditadura da beleza, etc. Tudo isso de uma maneira tão natural que você se transporta para dentro da história. Senti vontade de enviar um e-mail e entrar no bate-papo, mas acho que não iria rolar uma sintonia, visto que eu curto um sertanejo universitário, hahahaha... (leia e entenda)

"São tantas outras escolhas que não fizemos"


Entre e-mails trocados e muita conversa, sempre tem uma frase bem legal. Se você gosta de anotar/marcar, comece a leitura com um caderninho ou muitos post-it de lado.

Tem um livro que gosto muito, acho que muitos de vocês vão conhecer, se chama A árvore generosa do Shel Silverstein, ele é um clássico infantil e sempre trabalho ele com meus pequenos lá na escola, mas voltando ao que eu ia falar antes, as autoras falam sobre ele e foi aí que decidir dá nota máxima a leitura.

 "Você é um peixe tentando se movimentar num aquário que secou, enquanto os outros nadam de braçadas ao seu redor: para eles, não falta água."

No prefácio Martha Medeiros fala o seguinte sobre o livro: "Doçura, inteligência, graça, suavidade - lembra? Também imaginei que estivessem em extinção, mas descobri que seguem vivas nas páginas de Que ninguém nos ouça. Não que seja uma literatura para mocinhas inocentes: o assunto muitas vezes é barra. Nem Leila, nem Cris saltaram de um conto de fadas". Definitivamente, elas estão muito longe das histórias infantis.
Se Martha Medeiros tem essa opinião, não preciso falar muita coisa, né?

" Amar com medo é rezar sem fé."

Um livro delicado, que te faz repensar e ter certeza de suas convicções.
Você pode adquirir seu exemplar aqui.

Abraços!




Postado por Unknown

Pedagoga, casada, flamenguista, fã da Barbie, mãe do Bombril, viciada em filmes, livros e séries.



33 comentários

  1. Essa capa me fez brisar por longos minutos... De acordo com a sinopse e com a resenha, definitivamente deve ser o tipo de livro que te prende e encanta pela simplicidade e leveza.
    Adorei! :D

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse livro, mas achei a premissa bem interessante, especialmente por fazer o leitor pensar sobre nossa própria realidade. Deve ser um livro bem sutil, sem contar que a capa agrada bastante, a primeira vista pelo menos. Achei legal saber que o prefácio é feito Martha Medeiros, porque eu sou muito fã de seu trabalho. Se fizer essa leitura, com certeza já estarei com meu bloquinho de anotações e post-its do lado. Obrigada pela indicação!
    Beijos,.Fer ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Não conhecia o livro, mas fiquei encantada com ideia! É tão raro encontrar um livro que fale com simplicidade e leveza do dia a dia que levamos!! Prefácio da Martha Medeiros é mt chique!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha, mas não é meu tipo de leitura :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Flávia!!!
    O livro parece ser muito gostoso de ler, pena que não é muito o tipo de livros que eu leria. Mas que bom que você gostou e que bom que ele cita um dos livros que você trata com seus alunos :3
    A resenha está muito boa e você está de parabéns!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. EU tenho ele autografado, tá? Desculpa ai, kkkkkk
    mas ainda não li. bj

    ResponderExcluir
  7. Eu conheço o livro, já vi na escola, um da capa verde né?
    Fiquei até curioso agora.kkkk
    otima resenha. beijo

    ResponderExcluir
  8. Fiquei bem curiosa sobre o livro, queria que vc falasse mais da história e do que rol com essas mulheres. beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Adorei a proposta do livro, os temas abordados nos e-mails são interessantes e universais, são questões do cotidianos de nós mulheres. Com certeza é um livro que gostaria de ler. Adorei a dica.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não conhecia o livro. Eu tinha um preconceito com livros assim, mas andei olhando uns parecidos e fiquei bem impressionando com o resultado... Gostei da dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Eu vi esse lançamento da editora e dei pouca importância a ele, é uma pena, quando isso acontece. Fico feliz que tenha gostado tanto, espero poder lê-lo em breve, já que sua resenha me instigou e me deixou bem curiosa para conhecer a doçura desse livro.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  12. Ola Flávia adoro livros com essa leveza e de certa maneira sempre nos coloca em uma situação parecida ou questionamentos que já aconteceram conosco. Eu amo lindas frases e já sei que vou amar o livro. Dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. linda resenha!!!!!

    não é um estilo que eu leia, geralmente eu prefiro passar esses, mas sabe que gostei??? achei bem interessante. e ainda por cima eu achei a capa tão fofa...tão convidativa!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oiee

    Não conhecia. Adorei!!
    Sou dessas que fica marcando e anotando com post its rs.
    Adoro frases e já me interessei pelo livro. A capa é muito fofa!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá. Nunca tinha visto esse livro. Bem legal a proposta dele, mas não seria uma leitura para mim no momento, quem sabe um dia?!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. OIe Flávia.

    Eu não conhecia esse livro, e a capa não me chamaria muito a atenção.
    Mas eu adorei saber mais do livro, um livro leve, singelo, e com passagem que tocam a pessoa, e a faz pensar um pouco. Adorei a ideia do livro, uma troca de emails que acaba por ser muito mais.
    vou add na lista! obrigada

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Não conhecia o livro!! Fiquei encantada com a capa e parece ser uma história linda, tenho certeza que ia amar ler toda essa delicadeza e me encantar pelas duas.
    Parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Confesso que não tinha dado muita bola para o livro quando ele foi lançado, mas agora, ao ler sua resenha fiquei curiosa e querendo conhecer essa história.
    Tão legal quando eatamos lendo um livro e ele cita e/ou faz referência a outro que a gente adora, não é mesmo? Acho isso incrivel!!!
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia este livro e fiquei muito curiosa para ler. Apesar de não parecer um romance, ou exatamente um livro de auto-ajuda eu gostei muito do enredo. Amei as fotos! <3

    ResponderExcluir
  20. Adorei a sua resenha e a ideia do livro Flávia!
    A edição está bem feita? Tive muitas decepções com edições da Planeta, muitos erros, falta de cuidado sabe...espero que eles tenham melhorado!

    ResponderExcluir

Volte sempre!
Abraços