27 junho, 2016

Resenha: Over the rainbow

Over The Rainbow Um Livro de Contos de Fadxs
Autores: Milly Lacombe, Lorelay Fox, Renato Plotegher Jr., Maicon Santini e Eduardo Bressanim

Sinopse: E se a Cinderela se apaixonasse por uma garota, e não por um príncipe encantado? Ou se os irmãos João e Maria, homossexuais assumidos, enfrentassem a ira de uma madrasta religiosa que só pensa em “curá-los”? Ou, ainda, se a Branca de Neve, abandonada numa cidade bem distante de sua terra natal, fosse acolhida por… sete travestis? Pois pare de imaginar se os contos de fadas fossem revisitados e recebessem uma roupagem LBGTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Abra este livro e confira as clássicas histórias da infância de milhões de pessoas contadas sob a ótica de cinco autores que fazem parte desse universo, representado pelas cores do arco-íris. Ou melhor, contos de fadxs, como reza a nova norma de gêneros.

Trazer os contos de fadas com um ar moderno e personagens com uma roupagem LBGTT foi uma ideia genial, mais uma forma de mostrar ao mundo cheio de preconceitos que devemos nos amar e nos respeitar acima de tudo.

O livro traz 5 contos de fadas, cada um com uma reflexão, vou falar melhor de cada conto separadamente, vamos lá:

Cinderela / Milly Lacombe
Um dos melhores! Com toda aquela história de madrasta má sim, achei o conto bem voltado aos dias atuais, a autora conseguiu trazer ao conto um toque especial de cenas hots, bissexualidade, desejos e o medo de assumir para o mundo o seu verdadeiro eu.

"Deus aceita seus filhos como eles são. As escolhas que nós fazemos cabe a Deus julgar na hora de irmos embora."

João e Maria / Renato Plotegher Jr. 
Eu me encantei com o pai de João e Maria, sua serenidade e amor. Ah, querer que todos aceitem e amem seus filhos como eles realmente são, é pedir demais?
Assim como no conto original, eu achei João e Maria bem ingênuos.  E confesso, chegou um ponto na história que eu nem lembrava mais da madrasta religiosa, rsrsrs. Ao chegar ao final fiquei com uma sensação que "faltou alguma coisa".


A Bela e a Fera / Eduardo Bressanim
Esse conto realmente não rolou, encontrei alguns erros de coerência, a arrogância num certo personagem me deixou muito incomodada, eu poderia concluir que ficou "meio sem pé nem cabeça", sabe?

Rapunzel / Maicon Santini
O autor conseguiu remeter um pouco o conto a história original, eu gostei dele, mesmo achando que a ingenuidade do personagem deixou um pouco a desejar. O final da história foi bem legal, digno de um conto de fadas sim!

Branca de Neve / Lorelay Fox
Esse fechou de cadeado! Hahaha ... Meu conto preferido! Bem construído e coerente, o tipo de história que te faz sentir os personagens.


Algumas pessoas criticaram o livro por trazer um pouco de cenas mais quentes, não acho que isso seja um ponto a ser criticado, ahh gente, em nenhum momento eu pensei que esse seria um livro para o público infantil não. Eu vi esse livro como um forma de trazer reflexões para a sociedade preconceituosa que vivemos.

Uma maneira de mostrar que "ser diferente é normal". Clichê, né? Mas não custa repetir.

Abraços!

Postado por Unknown

Pedagoga, casada, flamenguista, fã da Barbie, mãe do Bombril, viciada em filmes, livros e séries.



37 comentários

  1. Olá
    Acho bem interessante as releituras de contos de fadas, mas não sei esse não me conquistou muito, acho que pela quantidade de resenhas 'mais ou menos' que li, a sua mesmo só indicou dois de cinco contos, os outro considerados mais ou menos, então realmente não me dá muita vontade de ler U.U
    Quem sabe mais para frente quando não estiver atolada de livros para ler eu não encare.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho a capa desse livro uma graça, assim como a ideia dos contos serem releituras, mas nao curto livros de contos entao nao fiquei interessada.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro muito interessante.
    E muito curioso, acredito que releitura de clássicos deixam eles charmosos e esse em questão é bem especial e com certeza atrai o público.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto algo sobre esse livro por aí, mas não havia lido nada a respeito. E olha, me deixou super curiosa. Eu adoro essas releituras de contos de fadas. E gostei muito da perspectiva que foi dada pra essa obra. Não tenho a menor ideia se irei conseguir comprar em algum momento, mas já estou desejando.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Eu não sou muito fã de releitura de clássicos, mas achei super interessante e válido com roupagem LBGTT.
    Se tiver a oportunidade, lerei, com certeza!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Releitura de contos de fadas!? Quero pra já, ainda mais por ter essa temática totalmente diferente e só pela sinopse já fiquei curiosa.
    A capa é linda, mas sempre que a vejo acho que é um novo livro da Rainbow Rowell, por conta do título haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu vi várias pessoas na internet comentando sobre (e é claro os preconceituosos também...) Achei bem interessante a ideia do livro, acho que eu leria sim! Deve ser bem interessante. Talvez essa coisa do "hot" me incomode um pouco, mas não deixo de ficar curioso! Ótimo post!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Hello!
    Nossa, logo de cara eu ja gostei da capa!
    A ideia de contos de fadas com um ar moderno e personagens com uma roupagem LBGTT fooi realmente uma grande sacada e eu fiquei bem curiosa pra ver o resultando na integra.
    Eu pelo contrario de algumas pessoas, quero ver o trem pegando fogo, haha.
    Vou ler com certeza.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Oiiii! Olha, eu gostei da sua resenha e tudo mais. Porém vou pular esse livro e deixar para uma outra oportunidade. Mas ficou show o seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  10. Oiii, tudo bem?
    Acho esse livro puro amorzinho, gosto muito do tema abordado e sou completamente apaixonada por princesas, sua resenha está fabulosa, então com toda certeza realizaria a leitura <3 Achei uma fofura suas fotos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Meu deus, que ideia maravilhosa, estou aqui pulando de empolgação por esse livro, já está na lista de desejados e eu não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    O livro realmente parece ser interessante e acho que eu leria, fico feliz que você tenha gostado e adorei as fotos.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas achei bem interessante, mesmo com alguns contos que deixaram a desejar. Não sabia que era assim, que alguns contos teriam essa tematica tão atual. Muito bom.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Confeso que não conhecia o livro!! Se eu não tivesse lido a sua resenha acharia que é um livro para crianças. Adoro livros que nos fazem refletir.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Acho a capa desse livro linda demais <3
    Estou bem curiosa para ler esse livro, adoro releituras e achei bem legal a ideia da roupagem LGBTT. Amei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Não curto contos de fada, mas essa releitura parece ser ótima, ainda mais com a roupagem LGBTT. Livros assim têm que ser lidos por todos, é uma forma de disseminar o amor!!!!!

    ResponderExcluir
  17. oi

    eu gosto de conto de fadas, mais ainda de suas releituras. Mas esse tema, essa roupagem nova não me conquistou...

    ótima resenha, mas vou passar...

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Gente, que sensacional esse livro! Não conhecia!
    Uma pena que o que eu mais amo, A Bela e a Fera, tenha deixado a desejar, fiquei triste. Mesmo assim fiquei curiosa e quero ler esse livro.
    Bjo

    ResponderExcluir
  19. Olá
    achei essa capa uma graça e eu adorei a ideia do livro, muito original e inclusiva hahaha com certeza lerei quando tiver oportunidade e espero amar, sua resenha ficou uma graça

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Volte sempre!
Abraços