03 julho, 2016

Resenha: Simon vs. a agenda Homo Sapiens

Simon vs. a agenda Homo Sapiens
Autora: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca

Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.
Simon vs. A agenda homo sapiens é um YA com uma temática forte e atual; leve e apaixonante;

Estamos em 2016 e ainda é comum ver pessoas sendo julgadas por sua orientação sexual, raça ou credo. Simon precisa sair do armário, mas seu problema não é o medo de ser aceito pelos familiares ou amigos, o que ele não entende é a necessidade de fazer, visto que, um heterossexual não precisa fazer isso.
Estou cansado de sair do armário. Tudo o que eu faço é sair do armário. Tento não mudar, mas estou sempre vivendo essas pequenas mudanças. Arrumo uma namorada. Tomo uma cerveja. E, todas as vezes, preciso me reapresentar para o universo.
Simon começa a trocar emails com Blue, um garoto que ele não conhece e a única que sabe ao seu respeito é que eles estudam na mesma escola. Certo dia, Simon esquece o email aberto no computador da escola e Martin começa a chantageá-lo. O que fazer? Ceder? Por que a orientação sexual de alguém é motivo de piada para os outros?

O livro te inspira a pensar sobre assuntos fortes de uma forma tão leve e apaixonante, tudo isso graças a fofura de Simon e seu jeito descolado. Ah gente, Simon é tão amor, tão fofo!

A troca de emails entre Simon e Blue é apaixonante, com toda aquela emoção de início de relacionamento, a expectativa da resposta, a autora traz isso de uma forma tão simples e real.

Esse livro me trouxe uma coisa que é raro acontecer, ele me fez sentir tudo de um maneira tão real que eu consigo ver os olhos de Blue brilhando ao ver Simon, consigo suspirar imaginando a primeira vez que eles tocaram a mão um do outro, ahhhhhh. 

Um dos YA mais cativantes que já li, suspirei de amores como nos livros da Stephanie Perkins, e se nada disso te convencer a querer conhecer o Simon, saiba que ele é fã de Harry Potter e amante de Oreo, e desde já, recomendo a leitura com uns biscoitos na mão, vai dá muita vontade de comer SIM, hahaha ...
As pessoas perdem a dignidade quando o assunto é bolo.
O livro é mais que tudo isso que falei, é uma história de amizades verdadeiras e do verdadeiro papel da família. Um aprendizado sobre se aceitar, amar o próximo, avaliar nossas atitudes e ser feliz sem se importar com o que os outros vão pensar. 

Uma das melhores leituras até agora, recomendadíssimo!
Leia e deixe os olhos de Blue te fazerem suspirar...

Postado por Unknown

Pedagoga, casada, flamenguista, fã da Barbie, mãe do Bombril, viciada em filmes, livros e séries.



43 comentários

  1. Amei as fotos flávia! Tenho esse livro aqui mas ainda não li.
    já vi muitas resenhas elogiando, estou bem curiosa. beijo

    ResponderExcluir
  2. Ganhei esse livro na turnê intrínseca, mas ainda não li.
    tenho muita curiosidade, mas falta tempo, vou dá uma chance a ele agora nas férias e te falo. bjs flavinha

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Ganhei o livro num evento da Intrínseca. Ainda não li, mas uma amiga leu e fez a resenha. Já havia gostado do que ela falou. Agora, depois da sua resenha, me interessei ainda mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom!
      Vai gostar mesmo, Simon é puro amor <3
      bjs

      Excluir
  4. Ual ! não imaginava do que se tratava esse livro pois nunca parei para ler a sinopse.

    Através da sua resenha me interessei muito! vai para minha imensa listinha de livros kk.

    Beijos
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Estou louca para ler esse livro, pois, só ouvi elogios a respeito dele. Adorei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Flávia,
    Esse livro é muito amorzinho. Estou encantada com ele, mesmo tendo terminado há séculos haha. O amor entre Simon e Blue é palpável e é como se estivéssemos da história, como você disse.
    Fiquei com muita vontade de reler e sentir tudo de novo.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. É um dos livros mais amorzinhos que li no ano, definitivamente, porém, achei previsível o Blue! Na primeira vez que ele apareceu (SPOILER), tipo o foco foi na mão do menino, achei isso meio óbvio. Confesso que me decepcionei, mas seria MUITO pior se fosse aquele garoto escroto. Haha, mesmo assim, o livro é bem legal. Tenho uma indicação: Tudo Pode Acontecer, é da mesma vibe e tudo mais. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que só eu não desconfiei, kkkkkkkkkkkk.
      Valeu pela dica mesmo, tô precisando de livros assim.
      bjs

      Excluir
  8. Amei as fotos😍.Adorei tua resenha,já faz um tempo que quero ler esse livro,porém está sempre muito caro.Sua resenha me deixou muito mais curioso pra ler.sem se falar esses questionamentos muito bons que ele traz.
    explosaodepalavrasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha desistido desse livro pois um amigo meu leu e disse que eu não gostaria, mas sua resenha me convenceu a deixá-lo na lista de desejados. Lá vai eu caçar preço de novo hahaha. Adorei seu post!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  10. Opa! Boa resenha, já vi esse livro na biblioteca e como não conhecia, deixei passar. Mas depois da sua resenha, vou mandar brasa e ler.

    ResponderExcluir
  11. Já li uns quotes tão amorzinhos desse livro. Estou muito ansiosa para ler <3

    Beijos,
    viajenumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ameei as fotos, parece ser um amor! Anotei a dica
    Beijos
    <3
    leitoresjardimliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ooi, Flávia! Seu blog tá muito lindo, não vou cansar de dizer isso rs
    Então, a leitura não me atrai. Acho que você pode até saber porquê, mas nada em relação a preconceito, nada disso, mas não gosto muito de ler livros com temas polêmicos assim. Nem sei se a leitura poderia fluir :/ Mas, amei as fotografias!
    Arrasou!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Eu não conhecia o livro, mas não é muito o meu estilo.
    Gostei de saber que existe esses questionamento e você aproveitou bastante a leitura.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu já conheço esse livro mas ele nunca me despertou interesse para realizar a leitura, achei legal você ter gostado da obra e recomendá-la mas eu passo a dica.

    ResponderExcluir
  16. Oi...eu não conhecia o livro ainda é apesar de a sua resenha estar incrível, provavelmente não faria a leitura. ☺

    Eu não leio romance. Me deixam pra baixo. ..Pode?

    Ah😊 que fotos lindas e fofas. ....Parabéns. ..

    Bjs 💕

    ResponderExcluir
  17. Oi...eu não conhecia o livro ainda é apesar de a sua resenha estar incrível, provavelmente não faria a leitura. ☺

    Eu não leio romance. Me deixam pra baixo. ..Pode?

    Ah😊 que fotos lindas e fofas. ....Parabéns. ..

    Bjs 💕

    ResponderExcluir
  18. Oie
    eu amo essa capa, adorei a resenha e parece realmente ser um filme muito interessante, gostei da sua dica e vou anotar pois quero ler assim que tiver oportunidade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu fiquei muito curiosa com esse livro. Sua resenha me mostrou com a história é linda e ainda aborda uma tema muito comum na sociedade em que estamos vivendo. A capa não cahei legal, mas a história me interessou bastante. Se um dia tiver oprotunidade eu vou ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Só vejo comentários positivos sobre esse livro. Estou muito ansiosa para ler, ele ja está na minha lista desde o lançamento. O tema abordado é bem interessante e quero ver como o autor levou isso. Adorei a resenha, parabéns.
    Beijinhos da Fran
    insidethebookssite.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    Vi esse livro no evento da Intrínseca que teve em Floripa, mas confesso que não tinha me interessado por ele, porém a sua resenha me deu outra visão do livro. Diante de tanto preconceito seja por etnia, opção sexual, etc e tal;diante de tudo que a gente vê por aí, esse livro parece trazer uma mensagem legal tanto para os que passam por essas dificuldades quanto para as pessoas que praticam o preconceito, entrou pra listinha aqui! XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico muito feliz com isso!
      Espero mesmo que goste, o livro é bom, passa uma linda mensagem.
      bjs

      Excluir

Volte sempre!
Abraços