01 novembro, 2015

Resenha: A parede branca do meu quarto

Autora: Marina Oliveira
Páginas: 381
Editora: Thesaurus Editora

Sinopse: "Após ter um vídeo postado no YouTube sobre o surto psicótico que teve durante uma prova, Mariana Vilar virou uma celebridade da Internet. Infelizmente, isso não trouxe nenhuma vantagem para a vida dela: foi expulsa do colégio antigo, perdeu o contato com o melhor amigo e, agora, ainda tem que aguentar as pessoas perguntando a todo tempo se a conhecem de algum lugar. Chega a hora de cursar o terceiro ano do Ensino Médio, não vai ser fácil. Novo colégio, rodeado de pessoas diferentes. Os desafios surgem e as inquietardes aumentam. Mariana começa a perceber que as experiência e desejos que guiavam o seu comportamento antes, de repente não fazem mais sentido. Entender as mudanças que vão desde belos momentos afetivos até estranhas festas da elite brasiliense será uma questão de sobrevivência.
E quanto à parede branca do título? Ah, meu caro leitor, só posso garantir que ela nunca mais será a mesma."


Como você reagiria se virasse a garota popular do youtube por um motivo não muito agradável? Complicado né? A nossa protagonista Mariana Vilar passou por isso e saber mais sobre essa história foi surpreendentemente bom.

Além dos diversos problemas que vinha enfrentando, ser filmada num momento de "loucura" e virar celebridade da internet virou a vida de Mariana cabeça para baixo. Teve que mudar de escola e se deparou sozinha e com tudo novo a sua volta.
Vamos combinar que ser a novata numa escola já é constrangedor e ser a novata lunática do youtube é pior ainda, mas a Mariana parece não se importar com tudo isso; ela consegue manter o foco nos estudos para conseguir passar no tão concorrido vestibular de medicina e mesmo sendo muito fechada ela consegue fazer novas amizades, a Lara e o Maurício. E assim, a Mari começa a enxergar que a parede branca do seu quarto precisa de uma cor.


No início do livro achei a Mari um pouco arrogante, sempre se achando mais inteligente que todos, mas no decorrer da história pude perceber que isso, nada mais era que um escudo de auto-defesa contra tudo que vinha enfrentando. 
Quanto aos personagens secundários, queria citar a vó Fatinha que é de uma sabedoria sem fim e me passou uma paz infinita, sentir vontade de abraçá-la.

O Ian e Lara (amigos da Mariana) eu gostei da personalidade e atitudes dos dois e só acho que a Marina Oliveira (autora) poderia pensar em outros livros contando um pouco sobre a história deles. 


Hoje me perguntaram o que era ser bem sucedida, eu logo lembrei da Mariana, pois eu acho que ser bem sucedida é fazer o que gosta, independente de salário ou de que as pessoas vão pensar de você. Não adianta cursar medicina quando no fundo, o que mais quer é ser professora, advogada ou jornalista.

Só acho que esse livro deveria ser obrigatório para todo adolescente antes de ingressar numa faculdade. Rsrs.

Eu recomendo a leitura, e afirmo que este foi uma das minhas melhores leituras no mês de outubro.
Parabéns pela obra Marina Oliveira!

Visite o blog da Marina clicando aqui.
Abraços!

Postado por Unknown

Pedagoga, casada, flamenguista, fã da Barbie, mãe do Bombril, viciada em filmes, livros e séries.



13 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?

    Amei sua resenha! Esse livro parece ser muito bom, e eu estou com muita vontade de lê - lo!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei Flávia! Parece muito bom e interessante ;)

    ResponderExcluir
  4. Parece ser muito bom ! Gostei muito <3

    http://blogdameninnadefe.blogspot.com.br/

    Beijokas <3

    ResponderExcluir
  5. O livro parece bom, vou comprar para minha filha. Onde encontro o livro? Abrços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui Felipa: http://www.thesaurus.com.br/livro/3224/a-parede-branca-do-meu-quarto
      Beijos.

      Excluir
  6. Acho livro assim ótimo quando queremos um leitura mais leve, adorei a resenha !

    ResponderExcluir
  7. Amei a historia do livro e adorei resenha!!!!

    Beijosss.

    ResponderExcluir

Volte sempre!
Abraços