30 novembro, 2015

Resenha: Uma vida para sempre

Título: Uma Vida Para Sempre
Autora: Simone Taietti
Editora: Novo século

Sinopse: Uma vida para sempre - Ethel diz estar morrendo. Contudo, não afirma isso apenas em razão de sua doença. Talvez a única certeza de nossa existência seja a morte, o fato de que ela chega para todos. Mas nem por isso deixa de ser a maior incógnita da vida. Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação. As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo. Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias. Quanto dura o para sempre? Ethel descobriu. 

Nossa vida terá um fim, nós sabemos, mas aceitar isso é difícil.
Uma vida para sempre traz a história de Ethel. Incapaz de sentir dor, nossa protagonista é portadora da CIPA (Insensibilidade Congênita à dor com Anidrose) e se mantém forte perante sua doença.

Frequentar a escola, não fez muito bem a Ethel, então sua vida resume-se entre sua casa e o hospital. Em casa tem a superproteção de sua mãe e lá no hospital tem os seus amigos.
Eu entendo a superproteção de sua mãe e algumas de suas atitudes.

- Ver seus amigos morrendo e saber que sua hora está chegando lhe faria bem ou mal?
...

“E se você descobrisse que este é o seu ultimo dia? Ou que tem apenas dois meses de vida? Não seria confuso, horrível e triste? E então haveria os estágios. A negação, profunda depressão, raiva e outras coisas. Questionaria Deus e sua existência. Mas ai você se daria conta de que o tempo está passando. E começaria a correr. Refletiria sobre suas ações e, de fato, viveria como se não houvesse amanhã. Diria aquilo que quer, amaria mais e com mais intensidade, perdoaria algumas pessoas e mandaria outras para o inferno. Provavelmente gastaria mais do que pudesse pagar. Faria aquela viagem incrível. Visitaria um asilo ou um orfanato e daria algo para a caridade. Olharia para o céu e admiraria quão surpreendente e bela pode ser a natureza. Então, olhar-se-ia no espelho e perguntaria a si mesmo: “Por que diabos eu não fiz isso antes?”. Sentir-se-ia um perfeito idiota. Entretanto, iria se convencer de que fez o que pode e então deixaria esta terra. Porque é assim que as coisas acontecem e essa tal de morte é inevitável. Mas viver, meu amigo, é opcional. Você pode escolher se quer apenas se arrastar pela triste existência ou fazer algo de valoroso. Então, escolha e faça de uma vez, porque eu ainda acho que são sortudos aqueles que sabem quando vão morrer. Eles aproveitam. É preciso lembrar que a morte geralmente vem desacompanhada de aviso prévio. E, ai? Vão ser apenas planos então?”



Uma vida para sempre é mais que uma história de amor ou amizade, é uma história de vida. É o tipo de livro que te ensina algo, que te faz parar e pensar.

Ethel me ensinou a viver, me fez refletir sobre a importância de realizarmos nossas vontades, um vôo de asa delta, uma viagem até Paris, coisas simples que temos vontade de fazer e vamos deixando passar na correria do dia a dia. E se? E se você morrer amanhã? Morrerá feliz? Deixou sua marca?

O enredo é muito bem construído e inteligente, você se sente ligada a Ethel, como se fizesse parte daquele mundo. Por falar em Ethel, preciso ressaltar que a mesma é fã do Machado de Assis (já me conquistou).

Eu recomendo! Recomendo mil vezes!
Parabéns Simone! 

Abraços.




Postado por Unknown

Pedagoga, casada, flamenguista, fã da Barbie, mãe do Bombril, viciada em filmes, livros e séries.



10 comentários

  1. Parabéns pelas resenhas, cada vez melhores.

    ResponderExcluir
  2. Oie, acho essa capa simples e fofa, adorei sua resenha já adicionei a listinha, beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa capa é tão fofa!
    Tinha lido uma vez a sinopse e fiquei na dúvida, mas agora ela já se foi rs
    Adorei a resenha!
    Com certeza incluirei na minha lista de leitura ;)
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  4. Oi, amei sua resenha e fiquei morrendo de vontade de ler, pode ter certeza que ele vai ser um dos primeiros da minha lista,
    E essa capa é muito amor
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro a capa desse livro acho fofo demais, e gostei muito da resenha e ja vou ficar de olho nele pra comprar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!! Fica de olho na Saraiva, ele tava baratinho por lá.
      bjs

      Excluir

Volte sempre!
Abraços