16 maio, 2016

Como virei leitora?

Oi gente, tudo bem? Hoje resolvi compartilhar um pouco sobre como começou minha vida literária com vocês. Espero que gostem!


Como tudo começou...


Sou filha de professora, então já dá para imaginar que fui criada em meio aos livros, né? Pois é, mas minha história vai mais longe que isso...
Desde pequena minha mãe sempre me levava para escola onde ela trabalhava e me deixava na biblioteca. Sabe o que eu ficava fazendo? Lendo! Aprendi a ler com 5 anos e nunca largava meus livros. Contava os dias para que chegasse o sábado, era dia de ganhar gibis da Turma da Mônica.

Não tinha o hábito de registrar minhas leituras, mas sei que aos 15 anos cheguei a ler cerca de 120 livros da biblioteca da escola.

Quando entrei na faculdade tive uma fase "revoltada", li muito pouco, ou quase nada mesmo, além do necessário. Na época, tinha uma estante com cerca de 200 livros e doei todos.

Um dos livros que marcou minha adolescência foi Luana adolescente, lua crescente da Sylvia Orthof. Já li umas 15 vezes e recentemente comprei um exemplar para reler sempre que bater uma nostalgia.

SINOPSE:  Luana tem, como todo adolescente, seus segredos e seus amores. Seu diário secretíssimo - que não deve ser lido por garotos - é cobiçado por aqueles que procuram entender todas as 'luas' de Luana, que a tornam tão mutante, misturando realidade e fantasia. Prêmio Adolfo Aizen, da UBE. Livro Altamente recomendável para o jovem pela FNLIJ.


Desde 2013 retomei meus hábitos de leitura, e ano passado criei uma meta pessoal de ler 60 livros no ano, consegui ler 66. Hehe Para o ano de 2016 minha meta é ler 70 livros, estou indo bem, já li 31.

Quem acompanha o blog sabe que minha autora preferida é a Marian Keyes, seu livro É agora...Ou nunca é um dos meus preferidos, mas também gosto de Machado de Assis e amo o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas.


Alguns autores nacionais que acompanho e sou fã: Renata Dias, Carina Rissi, FML Pepper e Paula Pimenta.


Alguns autores internacionais que acompanho e sou fã: John Green, Gayle Forman, Rainbow Rowell, Stephanie Perkins e Kiera Cass.



É isso gente! Adorei me abrir um pouco mais com vocês.
Abraços!




Postado por Unknown

Pedagoga, casada, flamenguista, fã da Barbie, mãe do Bombril, viciada em filmes, livros e séries.



39 comentários

  1. Ser filha de professora deve ser maravilhoso.
    Adorei o texto, a parte da sua infância. ^^

    Beijinhos, Hel. ♡

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história 😊
    Aprendi a ler com os gibs da Turma da Mônica ❤

    ResponderExcluir
  3. Oi Flá!
    Eita que legal *-*
    Aqui em casa não tem nenhum professor. Na verdade, meus pais não são analfabetos, mas nunca deixaram de incentivar meu gosto pela leitura, então comecei pelos livros do Pedro Bandeira, HQs do Homem Aranha e os mangás <3 Livro, tipo, livro mesmo, o primeiro foi Sonho de Um Noite de Verão e me divertir demais lendo *-*

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Flá. Adorei seu texto.
    Eu comecei a ler com os gibis da Turma da Mônica, só que eu ganhava nos domingos, meu avó me dava porque se não eu tentava "tomar" o jornal que ele estava lendo só para ler as historinhas que tinha em uma das paginas kkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu nem lembro direito quais foram minhas primeiras leituras mas foram aos 5 também, mas no meu caso eram livros/revistas que meu pai(semi-analfabeto) trazia para casa e eu devorava avidamente. Adorei conhecer sua historia o/
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Vamos conversar e virar amigas POR FAVOR MENINA!!!!! Eu nunca encontro alguém que goste de Machado <3 sério mesmo! Acredito que em algumas questões nossas histórias tenham relação, desde pequena vivia nas bibliotecas, fiquei anos sem ler, não sei o motivo, e voltei fazem exatamente uns 4 anos kkkkkkkkkkkk minha meta do ano é ler 5 livros em todos os meses, espero que eu consiga e torço que você também, alias tenho certeza que irá conseguir diante dessa quantidade lida.
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  8. Adorei lol fase revolta eu tive mas não dei livros não kkkkkk também tive sempre muito apoio da minha mamis
    ♥♥♥
    http://estilodenerd42.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  9. Oiee

    Adorei o post!!
    Eu virei leitora como você. Como filha de professores e viver mais na escola do que em casa, meu mundo era a biblioteca, meu paraíso!!!
    Também tive minha fase revolta, mais ou menos na mesma época que você. Mas não tem jeito né, é amor que não acaba pelos livros.
    Gostei muito mesmo do seu post.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Flávia, puxa que legal, sua meta é igual a minha, de 60 a 70 livros no ano, confesso que esse ano está complicado, não sei se vou dar conta.
    Ei. vc doou seus livros? Que dor no coração.... chorando por vc =(

    Beijos
    Blog Relíquias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, rsrsrs..
      Mas doei para escola e pessoas que sei que leram, então fico mais satisfeita.
      bjs

      Excluir
    2. Flávia, tu tem um bom coração.... quando estiver resolvida a sair doando seus livros meu endereço é...

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      bjos

      Excluir
  11. Oioi! Tudo bem?
    Bacana saber como vc iniciou as leituras.
    Eu comecei lendo obrigada na escola e com o tempo fui pegando o gosto.
    Meu primeiro livro que eu amei mto foi a Droga da Obediência do Pedro Bandeira.
    Lindos os seus livros.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Adorei o post *--*
    Eu comecei a ler pq tive que fazer um trabalho pra escola - na quarta série - e como na época eu não tinha acesso à internet tive que ir para a biblioteca da cidade, eu comecei lendo coisas como A Princesa que perdeu o azul dos olhos, O fantástico mistério de feiurinha e coisas assim. Mas, me apaixonei pela leitura mesmo durante o nono ano. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Flávia, tudo bem? Fiquei com vontade de contar um pouco da minha história também! Minha paixão por livros começou na quinta série, quando uma amiga minha me emprestou o livro Poderosa. Me apaixonei pela série e até hoje sou uma viciada em livros haha. Da Marian Keys, meu preferido é Casório! Amo também os livros da Carina Rissi e da Rainbow Rowell!

    Amei conhecer você e o blog!
    Beijos,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, o livro poderosa está sendo relançado esse ano, toda a série..
      acredita que ainda não li?
      bjs

      Excluir
  14. Aah, que amor <3 Fiquei muito feliz em saber um pouco mais sobre você. Eu sempre fui ligada com as histórias. Além de escutar muitas quando minha vó nos visitava em Maceió, eu também lia aqueles livrinhos de contos de fadas, sabe? Contos que me faziam suspirar e querer viver uma fantasia hahaha Sempre gostei de escrever (comecei com as cartinhas para os meus pais :3) e ler só abriu ainda mais a a caixinha da minha criatividade. Mas, foi só quando eu estava na sétimo série (oitavo ano hoje em dia) que o gosto veio pra valer, porque havia uma biblioteca nesse colégio e eu ficava indo lá direto rs
    Beeijos e espero mais posts assim ^-^

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Tudo bom?
    O primeiro livro que me marcou foi O Pequeno Principe, e até hoje leio sempre que posso, tenho varias edições e não canso nunca!
    Minha meta são 100 livros por ano. Alguns anos eu ultrapasso, em outros chego perto... O importante é ler livros que nos marcam <3
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Que massa, eu me tornei leitora muito cedo, aos 3 anos. Aliás minha irmã e meu sobrinho também. Minha mãe que ensinou cada um de nós em casa, antes de irmos pra escola. E os 4 são leitores inveterados, cada um com seu estilo, mas lendo sempre. Comecei a ler hqs, depois infantis e aos 9 já lia machado de assis e edgar allan poe. E é isso. Adorei seu post.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  17. Olá, flor, gostei bastante de saber como você iniciou nessa vida maluca de leitora, kkkk
    Quando era pequena eu também contava os dias para ir na banca compra gibis da turma da Mônica.

    Adorei o post. Abraços

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Deve ser maravilhoso ser filha de professora! Eu, pelo contrário, não tenho pais formados, mas passei praticamente toda minha vida frequentando a biblioteca do bairro e foi assim que aprendi a amar os livros. Eu não contabilizo quantos livros li ao longo da vida, mas deve estar na casa dos mil hahaha

    ResponderExcluir
  19. Amei o seu post, Flávia! As fotos tb. E temos uma coisa em comum, somos filhas de professoras. :D Cresci rodeada de livros tb, não lia tanto quanto você, mas revistinhas da Turma da Mônica eu tinha muuuitas e amava! rsrs Tem uns 4 anos que me tornei uma viciada. Antes disso eu lia vez ou outra. :)
    Bjk

    ResponderExcluir
  20. Olá Flávia!!!
    Eu aprendi a ler muito cedo, pois desde dos meus 4 anos sem ler.
    Minha mãe me ensinou por não ter muito tempo de ficar meus gibis, também da "Turma da Mônica" porém até meus 11 anos não tinha interesse em livros. Eu só lia realmente HQs, pois conheci W.Í.TC.H e ela passaram eu passar pela transição da adolescência.
    Porém, quando me mudei de cidade e meio que não sou muito comunicativa acabei me escondendo na biblioteca e conhecendo o mundo dos livros.
    Adorei saber que você gosta de Carina Rissi e John Green, pois amo os livros de ambos <3
    Adorei conhecer um pouquinho mais sobre você *-*

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Adorei o post, bem legal. Comecei a ler com os 15 anos, mais ou menos e desde então sou uma leitora apaixonada por livros.

    ResponderExcluir
  22. O que mais me chama a atenção nessas histórias de leitores é que, na maioria das vezes, a paixão começa na infância. Comigo também foi assim. Por isso acho que devemos dar muita atenção aos nossos pequenos futuros leitores, oferecendo a eles livros e criando oportunidades para que descubram o prazer de ler. Adorei a sua história de leitora!

    Tatiana

    ResponderExcluir

Volte sempre!
Abraços