01 maio, 2016

Resenha: Mãos livres

Mãos Livres
Autora: Francine Camargo

SINOPSE: Sou do tipo mãos vazias. Prefiro nada carregar e ter os braços livres. Mesmo que seja para travá-los na cintura em espera, cruzá-los em desaprovação. Fico, assim, pronta para um adeus inesperado ou um abraço loucamente necessário em quem acaba de chegar.” Mãos livres reúnem contos e crônicas da autora, com uma escrita poética e fabulizada. As palavras surgem de forma a realçar e tecer a realidade em uma sequência de emoções, narrando eventos inusitados como o encontro com um cão desordeiro, o diálogo de livros à estante e um lugar chamado Aboborolândia, ou passando por temas universais como o amor, a amizade, a maternidade, a morte, a rotina e a timidez, sempre fugindo das explicações comuns; com as mãos desimpedidas, “como se nada pudesse me fazer parar, como se fossem criar garras para lutar. Decerto, deparo com um abismo e aí, estou pronta, prontinha para voar.

Um livro que te tranquiliza!

Mãos livres traz uma série de contos e crônicas para te fazer pensar, sentir saudades, rir e por fim, suspirar. A escrita da Francine é bem objetiva e sua escrita é diferente de alguns contos que eu já li, com ela não tem enrolação, bem direta e com o dom de nos fazer refletir.
"A você, querido amigo, tenho que dizer: espere. Sua hora não é ontem, essa já se foi. O hoje já está acabando, mas amanhã... Ah, o futuro lhe trará a beleza que não sabe ver, o calor difícil de sentir, a firmeza de seus atos e a verdade sem compromisso para poder abrir os lábios, os olhos, o corpo. Apedreje as sombras, suavize seu sono e desperte mais tarde. Mas só amanhã."
O livro é pequeno, com apenas 70 páginas que te levam a pensar sobre diversos pontos da vida. Cada conto/crônica tem pouco mais de uma página, o que dá pra ler rapidinho, mas sabe o que acho? Ele é daqueles livros de cabeceira, do tipo que ler para começar o dia .

Quanto a capa e diagramação eu sou suspeita a falar, rsrsrs. Adoro o estilo da Editora Chiado, os livros são sempre um capricho!



A Francine também tem um blog onde posta algumas de suas obras (clique aqui), e lá você pode apreciar muita coisa bonita.

Enfim, se você gosta de crônicas essa é a pedida! Eu recomendo!
Cheio da leveza, graça e amor, seja livre!


"Vou e volto porque você ainda tem muito que me cuidar e quero aprender quem eu sou: passarinho seu, asa pequena até então, passarinho do mundo, levantando voo rápido qualquer hora dessas, certo de retornar quando me interessa, com vontade de ir quando a claridade me atrai."


Postado por Unknown

Pedagoga, casada, flamenguista, fã da Barbie, mãe do Bombril, viciada em filmes, livros e séries.



20 comentários

  1. Acho que ultimamente os brasileiros se deram conta que sabem escrever contos e acredito que eles trazem sempre grandes reflexões. Conheço o trabalho da autora pelo blog e confesso que fico encantada com o livro dela.

    ResponderExcluir
  2. Olá Flávia!!!
    Cada dia mais vejo autores talentosos em nosso país e apesar de não ser muito fã de crônicas, acho muito bom ter uma autora que trabalhe com isso e demostre seu talento.
    A capa é linda e realmente parece aquele livro para começar o dia :3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei, não, adorei! As palavras escolhidas, as fotos, as citações...tudo feito com tanta atenção e requinte...obrigada, obrigada, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. De início eu não tinha me interessado por esse livro, mas após ler sua resenha, já me conquistou! Por conter contos e crônicas já mudou meu pensamento, e agora com as palavras sobre ser livre e suspirar, espero mesmo poder ler um dia!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  5. Um livro assim curto e que te faz pensar?

    já merece meu respeito!!!

    adorei a indicação, anotadíssimo!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Que capa linda! Que livro apaixonante. Que resenha deslumbrante.

    Amei, vou procurar.

    Muito feliz a ideia e a maneira que você o apresentou.

    Beijos,
    Bel Góes

    ResponderExcluir
  7. Olá, Flávia!
    Adorei a forma que você desenvolveu a resenha. Chamou a atenção para a obra, o que é muito importante. Sempre leio crônicas e elas me ajudam muito a refletir.

    ResponderExcluir
  8. É muito bom ler livros que nos trazem reflexão, mas esse não me despertou interesse. Fico feliz que tenha curtido a leitura e espero que as pessoas que o forem ler o aproveite ao máximo.

    Beijos, Gabi Reino da Loucura - Participe do top comentarista de maio, serão dois ganhadores.

    ResponderExcluir
  9. Olá Flávia, a obra parece ser uma leitura incrível, gosto muito de livros assim, que fazem o leitor refletir.

    Adorei a resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oii,

    Confesso que não era muito chegada a esse tipo de livro, mas depois que eu li um e gostei, agora quero ler outros. E esse livro parece ser bem tranquilo. Gosto de livros que nos faz ter muitos sentimentos.

    beijos

    ResponderExcluir

Volte sempre!
Abraços