11 março, 2016

Relançamento da série Poderosa

Olá leitores, tudo beleza? A postagem de hoje é sobre o autor Sérgio Klein e o relançamento da série Poderosa pela Editora Fundamento.



Sérgio Klein foi um grande escritor brasileiro,  recebeu vários prêmios por suas publicações, tais como o Prêmio Casa da America Latina conferido pela Radio France Internacionale, de Paris. Nasceu dia 17 de Setembro de 1963 (Juiz de Fora) e faleceu 03 de Julho de 2010 (Belo Horizonte). Ele foi o autor de uma das séries mais populares da Editora Fundamento, Poderosa – diário de uma garota que tinha o mundo na mão, e de mais sete títulos de grande sucesso destinados ao público infantil. Klein será lembrado para sempre pelos personagens que criou, especialmente por Joana Dalva, a protagonista de Poderosa, uma garota de 13 anos que consegue transformar em realidade tudo o que escreve com a mão esquerda. Indicado para o Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura nacional, o livro já foi publicado em países como o Canadá, Itália, México e a Espanha. As aventuras incríveis de Joana também estão sendo adaptadas para o cinema e para a TV.
Bem, eu teria muitas coisas para falar sobre quem foi o Sérgio aqui no blog, mas o seu filho Gabriel, já me deu a melhor descrição possível sobre ele e eu não posso deixar de compartilhar com vocês:

Quem foi Sérgio Klein?
Ele foi o maior exemplo, o melhor pai, a pessoa mais generosa e honesta que eu já conheci. Sempre feliz, ele fazia amigos por onde passava. Não conheço alguém que não gostava dele ou tinha algum problema com ele. Fico muito feliz e orgulhoso de dizer que sou filho dele.
Eu costumo dizer:
"Sabe aquele super herói da revista, da tevê, do cinema, das histórias em quadrinho, do desenho? O meu morava no quarto do lado! Tive muita sorte em ter um exemplo desse. Te amo, pai. Pra sempre. Sentimento que não muda nunca!". Realmente ele é o exemplo, o super herói, etc...


Sérgio Klein e família / Foto: arquivo pessoal da família


Agora, vamos as novidades? Hehe...
O livro Poderosa, sucesso de vendas do Sérgio Klein com mais de 300.000 cópias vendidas pelo Brasil foi atualizado, está mais moderno, e de cara nova! Isso mesmo, seu filho Gabriel Klein adaptou a história e agora a Joana Dalva está nas redes sociais, e pronta para conquistar mais leitores!

SINOPSE: O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela deseja é criar histórias que distraiam os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d’Arc e provoca uma reviravolta na História.
Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz consequências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle.
Para participar desse jogo, não é preciso ter a idade de Joana Dalva nem sentir na pele os conflitos e as espinhas da adolescência. Este romance de Sérgio Klein destina-se a todos os que ainda acreditam no poder transformador das palavras.

E não para por aí, conversamos um pouco com a família Klein e foi bem legal, confiram:

1- Como surgiu a ideia de relançar o livro Poderosa? 
Antes de responder a primeira pergunta, gostaria de mandar um oi pro pessoal aqui, e me apresentar. Sou Gabriel Klein, filho do autor do livro Poderosa. Sérgio Klein (meu pai) escreveu o Poderosa 1 em 2005, e até o seu falecimento, em 2010, escreveu 6 livros da série. A série está sendo relançada e vou explicar um pouquinho pra vocês como isso está sendo feito e a minha participação neste trabalho. É um prazer estar aqui na coluna “Por trás dos livros”. O livro “Poderosa: diário de uma garota que tinha o mundo na mão” completou 10 anos, e eu estava conversando sobre isso com a minha mãe (Elaine Klein) e meu irmão (Pedro Klein), e surgiu a ideia de relançar o livro. Conversei com o pessoal da Editora Fundamento, que é sempre muito prestativo, e por coincidência, eles tinham conversado sobre a mesma coisa. Faltava ainda a minha irmã (Letícia Klein) que estava fazendo intercâmbio na época. Ela também gostou. A ideia inicial estava aprovada: relançar o Poderosa. Ainda tínhamos muitas interrogações na cabeça, mas a gente sabia que a ideia podia dar certo. O livro vendeu mais de 300.000 cópias, e os comentários das leitoras foram muito bons. Não teria motivos para não relançar o livro. O problema agora era como isso seria feito, mas a ideia já estava surgida.

2- Tem planos de adaptar e relançar outros livros escritos por seu pai?
Estamos focados no relançamento da série Poderosa. Por enquanto relançamos o Poderosa 1. A série possui 6 livros. A ideia é relançar a série toda, um de cada vez, e já estamos trabalhando no Poderosa 2.

3- Fale um pouco sobre o processo de adaptação do livro.
Primeiramente tivemos a ideia do relançamento. Mas aí vieram algumas dúvidas: iria mudar alguma coisa? Iria mudar a capa? E o novo acordo ortográfico? Eu, minha mãe, minha irmã e meu irmão concordamos que o livro deveria ser atualizado, que alguns termos como “cartão telefônico” deveriam ser alterados para a história ficar mais atual. Por exemplo: a Joana Dalva tinha que copiar a matéria do caderno da Leninha, sua amiga. Em 2005 as pessoas tiravam xerox do caderno, e levavam pra casa o xerox para copiar. Hoje em dia, em alguns segundos, você já tem o caderno completo da outra pessoa no seu celular. Foram mudanças pequenas, as fãs não precisam se preocupar! A essência do livro é a mesma, e a Joana Dalva continua a mesma de sempre. O novo acordo ortográfico também exigiu algumas mudanças, e aí tivemos que atualizar. Sempre pedi ajuda e palpites para minha mãe, a Letícia e o Pedro. Nosso objetivo sempre foi manter o estilo Sérgio Klein, e alterar só o que realmente era necessário. Ah, sim! Não posso esquecer de falar da capa. Sou suspeito pra falar, mas acho a capa preta (primeira edição) do Poderosa sensacional. Acho ela linda, chamativa, e é a cara do livro. Eu estava com medo, e não acreditava que a nova capa iria chegar aos pés da capa da primeira edição. Mas a Editora Fundamento correu atrás! Eles fizeram e refizeram várias capas, me mandavam, eu mostrava pro pessoal, a gente palpitava... era uma confusão!Fizemos uma pesquisa com as meninas, pensamos muito, e eu amei o resultado. A capa ficou linda (muito imparcial a minha opinião, né? Rsrs) e o pessoal tem gostado muito. Fiquei surpreso, acho que ficou tão boa quanto à primeira. As meninas sempre comentam: “a capa ficou linda, quero ler”, ou algo do tipo. Tem até algumas fãs que já têm a primeira edição e mesmo assim querem a segunda! Espero que quem já conhecia o Poderosa tenha gostado da nova edição, e quem ainda não conhecia possa conhecer e se apaixonar pela Joana Dalva.

4- Agora é hora de vender seu peixe, rsrsrs.. Convença os leitores a lerem Poderosa.
Com mais de 300.000 cópias vendidas e tradução para o inglês, francês e espanhol, Poderosa já conquistou inúmeros leitores e agora está sendo relançado em uma versão atualizada e com nova capa.
Sérgio Klein acreditava no poder da literatura, como dizia Mário Quintana "os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas".
Nas mãos de Joana Dalva, mais especificamente na esquerda, as palavras transformam a realidade. Já nas mãos de Sérgio Klein as palavras viram brincadeira na qual os leitores se apaixonam, se divertem e se identificam.

Pessoal, muito obrigado pela oportunidade. Espero que tenham gostado da entrevista e que tenham se identificado com a Joana Dalva. Depois quero saber o que acharam do livro, hein?Podem me seguir no Instagram, que é @bielkleinsorge e o pessoal do Facebook pode curtir a página e mandar mensagem pra gente: www.facebook.com/livropoderosa.

Beijos em todos,
Gabriel Klein.
.

Ah, a capa ficou linda mesmo e super combina com minha estante .

Gostou? Compre seu exemplar aqui.

Foi muito bom conhecer sobre a família Klein, não pude deixar de notar o quanto são unidos e em cada palavra que lia eu vi o amor. Podem ter certeza que o Sérgio Klein está muito orgulhoso de você Gabriel! Desejo muito sucesso!
Abraços.

Postado por Unknown

Pedagoga, casada, flamenguista, fã da Barbie, mãe do Bombril, viciada em filmes, livros e séries.



39 comentários

  1. Nossa!!! Nostalgia.
    Eu tenho os 3 primeiro livros aqui, eu não, minha irmã, mas eu já li.
    Gostei muito do post Flávia. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc flá, a familia parece bem unida, achei muito
    bonito e só de ver a dedicação de todos nesse projeto eu já
    compraria o livro sem nem mesmo saber de que se trata. Mas, eu tenho uma filha
    e com certeza ela vai amar.
    Comprando agora mesmo, pois o preço tá ótimo no site viu
    abraços.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que tudo! Não tinha conhecimento dessa série e confesso que agora quero muito, pois é minha cara. Ou seja, já me apaixonei haha <3

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post e a família unida é sempre um alicerce para alcançar os sonhos tendo sempre um suporte.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Poderosa <3 Como eu adoro essa série. Só tenho o primeiro volume, mas li quase todos.
    Mas confesso que apesar de ter curtido saber que os livros serão relançados, não curti muito a forma como isso será feito :(
    Eu acho legal manter o original sabe? Acho que só uma revisão ortográfica já ficaria muito bem. Porque a história se passou naquele ano mesmo. É como se fossemos modernizar um clássico. Podemos adaptar? Podemos. Mas daí já não é o original :P
    Mas isso claro, é só minha opinião. E eu sou daquelas fãs chatas, que só quer ler o que o autor escreveu, sem mudar vírgula hahhahahha
    Mas adorei ler a entrevista e a família parece super unida. Que a série atinja mais e mais leitores =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Poderosa é um livro e tanto, fez muito sucesso, alias ainda hoje faz. É bem legal a ideia do relançamento, quero ver as diferenças que o livro terá. E gostei muito da entrevista, eu sabia da notícia, mas não sabia como funcionaria.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Não conhecia o livro, mas gosto de leituras rápidas.
    Amei a capa, fofinha!!
    abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não conhecia a obra,nem o autor. Adorei o post apresentando melhor sua história e que bom que a série será relançada, me pareceu bastante interessante.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    MEU DEUS NÃO ACREDITO, eu tenho os 4 primeiros livros da série e nunca achei o 5 e nem o 6 para comprar em nenhum lugar, queria em loja física kkkkkkkkkkkkkkk eu confesso que não gostei muito da edição nova, o formato da capa, prefiro o clássico. Tomara que seja um sucesso comparado que já é, não é?!
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu ainda não conhecia essa série mas pelo que vi no post já fiquei interessada em lê-la; esse relançamento com certeza vai fazer com que mais pessoas conheçam e se encantem pelo trabalho do autor e agora também da família.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Embora eu conheça de nome, nunca cheguei a ler nenhum livro da série.
    Achei bem bacana essa união da família do autor na iniciativa do relançamento da série. Com certeza a capa ficou muito melhor do que a versão original e esse ''upgrade'' nos livros será muito bem-vindo.
    Com certeza o autor está muito orgulhoso, onde quer que ele esteja.
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    não conhecia essa obra, mas gosto de leituras rápidas. Achei bem legal a união da família do autor para o relançamento da série. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, ainda não li essa série...adoro quando eles fazem um relançamento, capas novas, obaaaaaa!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é MARAVILHOSO! Eu era muito pequena quando li o primeiro da série e fiquei completamente apaixonada!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi !
    Nossa, que linda a história do filho querer relançar a obra do pai atualizada! Acho a capa preta linda também, mas o trabalho da Editora Fundamento na nova capa ficou ainda mais lindo! Fiquei emocionada aqui lendo e percebi o amor que a família tem pela obra do Sergio...
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Uau, deu uma repaginada total no livro né? Ficou uma fofura, adorei. Já to afim de ler!

    ResponderExcluir
  18. AAAAH MEU DEUS, eu não acredito que será relançado, está mais do que na hora, porém, gostava mais da capa antiga haha eu amava essa serie e ainda amo pois foi uma das primeiras que li

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiii!

    Não conhecia essa série, mas achei super bacana eles relançarem!
    Com certeza vou dar uma conferida ^^ Essas capas estão maravilhosas mesmo em! <3
    Quero ler uma resenha já! hahaha

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  20. Fico tão triste pela perda do autor, eu realmente acompanhava e admirava seu trabalho. Espero que essa nova geração possa conhecer o trabalho dele tb.

    ResponderExcluir
  21. Oii,

    Nossa que bacana!!! E a edição ficou linda mesmo, e estou curiosa em ler a série!!
    Parabéns pela entrevista.

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu já vi essa série diveeersas vezes, mas nunca havia me chamado a atenção. Gosti muito da ideia que o autor teve e acho que eu leria essa série sim, deve ser bem gostosa.rs
    Adorei a capa, estpa linda mesmo.

    Adorei conhecer um pouco mais sobre o autor, uma pena ele ter falecido.:T Adorei a entrevista também. Super simpático o Gabriel.
    Gostei da ideia de adaptar o livro para a atualidade, essa questão de trocar xerox por fotos e tudo mais... como é um infanto-juvenil, ele precisava mesmo disso.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir

Volte sempre!
Abraços