Relançamento da série Poderosa
Olá leitores, tudo beleza? A postagem de hoje é sobre o autor Sérgio Klein e o relançamento da série Poderosa pela Editora Fundamento.
Sérgio Klein foi um grande escritor brasileiro, recebeu vários prêmios por suas publicações, tais como o Prêmio Casa da America Latina conferido pela Radio France Internacionale, de Paris. Nasceu dia 17 de Setembro de 1963 (Juiz de Fora) e faleceu 03 de Julho de 2010 (Belo Horizonte). Ele foi o autor de uma das séries mais populares da Editora Fundamento, Poderosa – diário de uma garota que tinha o mundo na mão, e de mais sete títulos de grande sucesso destinados ao público infantil. Klein será lembrado para sempre pelos personagens que criou, especialmente por Joana Dalva, a protagonista de Poderosa, uma garota de 13 anos que consegue transformar em realidade tudo o que escreve com a mão esquerda. Indicado para o Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura nacional, o livro já foi publicado em países como o Canadá, Itália, México e a Espanha. As aventuras incríveis de Joana também estão sendo adaptadas para o cinema e para a TV.
Bem, eu teria muitas coisas para falar sobre quem foi o Sérgio aqui no blog, mas o seu filho Gabriel, já me deu a melhor descrição possível sobre ele e eu não posso deixar de compartilhar com vocês:
Quem foi Sérgio Klein?
Ele foi o maior exemplo, o melhor pai, a pessoa mais generosa e honesta que eu já conheci. Sempre feliz, ele fazia amigos por onde passava. Não conheço alguém que não gostava dele ou tinha algum problema com ele. Fico muito feliz e orgulhoso de dizer que sou filho dele.
Eu costumo dizer:
"Sabe aquele super herói da revista, da tevê, do cinema, das histórias em quadrinho, do desenho? O meu morava no quarto do lado! Tive muita sorte em ter um exemplo desse. Te amo, pai. Pra sempre. Sentimento que não muda nunca!". Realmente ele é o exemplo, o super herói, etc...
Sérgio Klein e família / Foto: arquivo pessoal da família |
Agora, vamos as novidades? Hehe...
O livro Poderosa, sucesso de vendas do Sérgio Klein com mais de 300.000 cópias vendidas pelo Brasil foi atualizado, está mais moderno, e de cara nova! Isso mesmo, seu filho Gabriel Klein adaptou a história e agora a Joana Dalva está nas redes sociais, e pronta para conquistar mais leitores!
SINOPSE: O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela deseja é criar histórias que distraiam os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d’Arc e provoca uma reviravolta na História.
Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz consequências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle.
Para participar desse jogo, não é preciso ter a idade de Joana Dalva nem sentir na pele os conflitos e as espinhas da adolescência. Este romance de Sérgio Klein destina-se a todos os que ainda acreditam no poder transformador das palavras.
E não para por aí, conversamos um pouco com a família Klein e foi bem legal, confiram:
1- Como surgiu a ideia de relançar o livro Poderosa?
Antes de responder a primeira pergunta, gostaria de mandar um oi pro pessoal aqui, e me apresentar. Sou Gabriel Klein, filho do autor do livro Poderosa. Sérgio Klein (meu pai) escreveu o Poderosa 1 em 2005, e até o seu falecimento, em 2010, escreveu 6 livros da série. A série está sendo relançada e vou explicar um pouquinho pra vocês como isso está sendo feito e a minha participação neste trabalho. É um prazer estar aqui na coluna “Por trás dos livros”. O livro “Poderosa: diário de uma garota que tinha o mundo na mão” completou 10 anos, e eu estava conversando sobre isso com a minha mãe (Elaine Klein) e meu irmão (Pedro Klein), e surgiu a ideia de relançar o livro. Conversei com o pessoal da Editora Fundamento, que é sempre muito prestativo, e por coincidência, eles tinham conversado sobre a mesma coisa. Faltava ainda a minha irmã (Letícia Klein) que estava fazendo intercâmbio na época. Ela também gostou. A ideia inicial estava aprovada: relançar o Poderosa. Ainda tínhamos muitas interrogações na cabeça, mas a gente sabia que a ideia podia dar certo. O livro vendeu mais de 300.000 cópias, e os comentários das leitoras foram muito bons. Não teria motivos para não relançar o livro. O problema agora era como isso seria feito, mas a ideia já estava surgida.
2- Tem planos de adaptar e relançar outros livros escritos por seu pai?
Estamos focados no relançamento da série Poderosa. Por enquanto relançamos o Poderosa 1. A série possui 6 livros. A ideia é relançar a série toda, um de cada vez, e já estamos trabalhando no Poderosa 2.
3- Fale um pouco sobre o processo de adaptação do livro.
Primeiramente tivemos a ideia do relançamento. Mas aí vieram algumas dúvidas: iria mudar alguma coisa? Iria mudar a capa? E o novo acordo ortográfico? Eu, minha mãe, minha irmã e meu irmão concordamos que o livro deveria ser atualizado, que alguns termos como “cartão telefônico” deveriam ser alterados para a história ficar mais atual. Por exemplo: a Joana Dalva tinha que copiar a matéria do caderno da Leninha, sua amiga. Em 2005 as pessoas tiravam xerox do caderno, e levavam pra casa o xerox para copiar. Hoje em dia, em alguns segundos, você já tem o caderno completo da outra pessoa no seu celular. Foram mudanças pequenas, as fãs não precisam se preocupar! A essência do livro é a mesma, e a Joana Dalva continua a mesma de sempre. O novo acordo ortográfico também exigiu algumas mudanças, e aí tivemos que atualizar. Sempre pedi ajuda e palpites para minha mãe, a Letícia e o Pedro. Nosso objetivo sempre foi manter o estilo Sérgio Klein, e alterar só o que realmente era necessário. Ah, sim! Não posso esquecer de falar da capa. Sou suspeito pra falar, mas acho a capa preta (primeira edição) do Poderosa sensacional. Acho ela linda, chamativa, e é a cara do livro. Eu estava com medo, e não acreditava que a nova capa iria chegar aos pés da capa da primeira edição. Mas a Editora Fundamento correu atrás! Eles fizeram e refizeram várias capas, me mandavam, eu mostrava pro pessoal, a gente palpitava... era uma confusão!Fizemos uma pesquisa com as meninas, pensamos muito, e eu amei o resultado. A capa ficou linda (muito imparcial a minha opinião, né? Rsrs) e o pessoal tem gostado muito. Fiquei surpreso, acho que ficou tão boa quanto à primeira. As meninas sempre comentam: “a capa ficou linda, quero ler”, ou algo do tipo. Tem até algumas fãs que já têm a primeira edição e mesmo assim querem a segunda! Espero que quem já conhecia o Poderosa tenha gostado da nova edição, e quem ainda não conhecia possa conhecer e se apaixonar pela Joana Dalva.
4- Agora é hora de vender seu peixe, rsrsrs.. Convença os leitores a lerem Poderosa.
Com mais de 300.000 cópias vendidas e tradução para o inglês, francês e espanhol, Poderosa já conquistou inúmeros leitores e agora está sendo relançado em uma versão atualizada e com nova capa.
Sérgio Klein acreditava no poder da literatura, como dizia Mário Quintana "os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas".
Nas mãos de Joana Dalva, mais especificamente na esquerda, as palavras transformam a realidade. Já nas mãos de Sérgio Klein as palavras viram brincadeira na qual os leitores se apaixonam, se divertem e se identificam.
Pessoal, muito obrigado pela oportunidade. Espero que tenham gostado da entrevista e que tenham se identificado com a Joana Dalva. Depois quero saber o que acharam do livro, hein?Podem me seguir no Instagram, que é @bielkleinsorge e o pessoal do Facebook pode curtir a página e mandar mensagem pra gente: www.facebook.com/livropoderosa.
Beijos em todos,
Gabriel Klein.
.
Ah, a capa ficou linda mesmo e super combina com minha estante ♥.
Gostou? Compre seu exemplar aqui.
Foi muito bom conhecer sobre a família Klein, não pude deixar de notar o quanto são unidos e em cada palavra que lia eu vi o amor. Podem ter certeza que o Sérgio Klein está muito orgulhoso de você Gabriel! Desejo muito sucesso!
Abraços.
Postado por Unknown
Pedagoga, casada, flamenguista, fã da Barbie, mãe do Bombril, viciada em filmes, livros e séries.
39 comentários
Nossa!!! Nostalgia.
ResponderExcluirEu tenho os 3 primeiro livros aqui, eu não, minha irmã, mas eu já li.
Gostei muito do post Flávia. Beijos!
Que bom! <3
ExcluirConcordo com vc flá, a familia parece bem unida, achei muito
ResponderExcluirbonito e só de ver a dedicação de todos nesse projeto eu já
compraria o livro sem nem mesmo saber de que se trata. Mas, eu tenho uma filha
e com certeza ela vai amar.
Comprando agora mesmo, pois o preço tá ótimo no site viu
abraços.
Espero que Clarinha goste.. <3
ExcluirNossa, que tudo! Não tinha conhecimento dessa série e confesso que agora quero muito, pois é minha cara. Ou seja, já me apaixonei haha <3
ResponderExcluirÓtimo!! <3
ExcluirAmei seu post e a família unida é sempre um alicerce para alcançar os sonhos tendo sempre um suporte.
ResponderExcluirBeijos.
www.meumundosecreto.com.br
<3
ExcluirNossa, Poderosa <3 Como eu adoro essa série. Só tenho o primeiro volume, mas li quase todos.
ResponderExcluirMas confesso que apesar de ter curtido saber que os livros serão relançados, não curti muito a forma como isso será feito :(
Eu acho legal manter o original sabe? Acho que só uma revisão ortográfica já ficaria muito bem. Porque a história se passou naquele ano mesmo. É como se fossemos modernizar um clássico. Podemos adaptar? Podemos. Mas daí já não é o original :P
Mas isso claro, é só minha opinião. E eu sou daquelas fãs chatas, que só quer ler o que o autor escreveu, sem mudar vírgula hahhahahha
Mas adorei ler a entrevista e a família parece super unida. Que a série atinja mais e mais leitores =D
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Poderosa é um livro e tanto, fez muito sucesso, alias ainda hoje faz. É bem legal a ideia do relançamento, quero ver as diferenças que o livro terá. E gostei muito da entrevista, eu sabia da notícia, mas não sabia como funcionaria.
ResponderExcluirhttps://nerdbookblog.wordpress.com/
<3
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi!!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas gosto de leituras rápidas.
Amei a capa, fofinha!!
abraços.
<3
ExcluirOlá! Não conhecia a obra,nem o autor. Adorei o post apresentando melhor sua história e que bom que a série será relançada, me pareceu bastante interessante.
ResponderExcluirAbraço;
http://estantelivrainos.blogspot.com.br
Que bom!
ExcluirOii, tudo bem?
ResponderExcluirMEU DEUS NÃO ACREDITO, eu tenho os 4 primeiros livros da série e nunca achei o 5 e nem o 6 para comprar em nenhum lugar, queria em loja física kkkkkkkkkkkkkkk eu confesso que não gostei muito da edição nova, o formato da capa, prefiro o clássico. Tomara que seja um sucesso comparado que já é, não é?!
Beijão
Espero que sim.. <3
ExcluirOlá, eu ainda não conhecia essa série mas pelo que vi no post já fiquei interessada em lê-la; esse relançamento com certeza vai fazer com que mais pessoas conheçam e se encantem pelo trabalho do autor e agora também da família.
ResponderExcluir<3
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEmbora eu conheça de nome, nunca cheguei a ler nenhum livro da série.
Achei bem bacana essa união da família do autor na iniciativa do relançamento da série. Com certeza a capa ficou muito melhor do que a versão original e esse ''upgrade'' nos livros será muito bem-vindo.
Com certeza o autor está muito orgulhoso, onde quer que ele esteja.
Abraços!
http://blogladoescuro.blogspot.com.br/
<3
ExcluirOlá,
ResponderExcluirnão conhecia essa obra, mas gosto de leituras rápidas. Achei bem legal a união da família do autor para o relançamento da série. www.sagaliteraria.com.br
<3
ExcluirOi, ainda não li essa série...adoro quando eles fazem um relançamento, capas novas, obaaaaaa!
ResponderExcluirBeijokas da Quel ¬¬
Literaleitura
Legal, né? <3
Excluirbj
Esse livro é MARAVILHOSO! Eu era muito pequena quando li o primeiro da série e fiquei completamente apaixonada!
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Que bom Débora!! <3
ExcluirOi !
ResponderExcluirNossa, que linda a história do filho querer relançar a obra do pai atualizada! Acho a capa preta linda também, mas o trabalho da Editora Fundamento na nova capa ficou ainda mais lindo! Fiquei emocionada aqui lendo e percebi o amor que a família tem pela obra do Sergio...
Beijos
LuMartinho | Face
<3
ExcluirOie, tudo bem? Uau, deu uma repaginada total no livro né? Ficou uma fofura, adorei. Já to afim de ler!
ResponderExcluir<3
ExcluirAAAAH MEU DEUS, eu não acredito que será relançado, está mais do que na hora, porém, gostava mais da capa antiga haha eu amava essa serie e ainda amo pois foi uma das primeiras que li
ResponderExcluirBeijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oiii!
ResponderExcluirNão conhecia essa série, mas achei super bacana eles relançarem!
Com certeza vou dar uma conferida ^^ Essas capas estão maravilhosas mesmo em! <3
Quero ler uma resenha já! hahaha
Beijos, Kamila
www.vicio-de-leitura.com
Fico tão triste pela perda do autor, eu realmente acompanhava e admirava seu trabalho. Espero que essa nova geração possa conhecer o trabalho dele tb.
ResponderExcluirOii,
ResponderExcluirNossa que bacana!!! E a edição ficou linda mesmo, e estou curiosa em ler a série!!
Parabéns pela entrevista.
beijos
Que bom! <3
ExcluirEu já vi essa série diveeersas vezes, mas nunca havia me chamado a atenção. Gosti muito da ideia que o autor teve e acho que eu leria essa série sim, deve ser bem gostosa.rs
ResponderExcluirAdorei a capa, estpa linda mesmo.
Adorei conhecer um pouco mais sobre o autor, uma pena ele ter falecido.:T Adorei a entrevista também. Super simpático o Gabriel.
Gostei da ideia de adaptar o livro para a atualidade, essa questão de trocar xerox por fotos e tudo mais... como é um infanto-juvenil, ele precisava mesmo disso.
Beeijos, Erica Regina
Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante
<3
ExcluirVolte sempre!
Abraços